quinta-feira, 20 de março de 2014

A partir desta quinta, locais públicos de Alhandra vão virar espaços de entretenimento, conhecimento e cultura


A Secretaria de Educação de Alhandra realiza, nesta quinta-feira (20), a solenidade de lançamento do projeto “Por uma Alhandra leitora”, que será desenvolvido semanalmente, a partir de então, em várias localidades do município. O evento, que começa às 19h, na Praça de Nossa Senhora da Assunção, nas proximidades da Igreja Matriz, terá diversas ações, a exemplo de contação de histórias, apresentações teatrais e musicais e exposição de literatura infanto-juvenil. A proposta é fomentar na comunidade alhandrense o prazer pela prática da leitura. O prefeito Marcelo Rodrigues deve prestigiar o lançamento do projeto.

            O “Por uma Alhandra leitora” surgiu através da experiência desenvolvida na Escola Municipal Maria Cândida, na comunidade Riacho, com a realização de uma semana literária com os cidadãos da localidade, e através dessa ação, a Secretaria de Educação decidiu ampliar a atividade e criar o projeto que no primeiro bimestre será desenvolvida, em seis escolas da rede municipal, uma creche e em pontos estratégicos da cidade, como as praças dos bairros. A ideia é que, no segundo bimestre, o número de escolas atendidas pelo projeto e as localidades onde serão realizados eventos culturais seja ampliado.

O projeto vai envolver diversas ações na área da literatura infantil e adulta. Durante o ano letivo, serão realizadas atividades de mediações de leitura com história da literatura infantil, pontinhos de leituras na cidade e leitura na praça com apresentações teatrais e musicais, contação de histórias e exposições de trabalhos escolares e participação de escritores. Além de seminários, festas literárias e oficinas para a população e os professores das redes municipal, estadual e particular do município.

Para a coordenadora do projeto, Helioeny Carvalho, a solenidade de abertura fará apenas uma pequena mostra das ações que serão desenvolvidas nas instituições e no município ao longo do ano. “Nosso objetivo é levar a literatura e despertar a leitura desde o ensino infantil até o cidadão morador de Alhandra, através das ações levaremos livros e criaremos rodas de leituras em diversos lugares da comunidade”, disse Helioeny. “O projeto não tem data para acabar, ele é contínuo e acontecerá em diversos pontos da cidade para que todos possam ter acesso a leitura, de forma prazerosa”, completou Helioeny.

O secretário de Educação de Alhandra, Francisco de Assis Silveira, ressaltou a iniciativa do projeto como um processo de incentivo a leitura e de desenvolvimento intelectual da população. “Uma grande nação se desenvolve através da educação e a leitura é um instrumento fundamental, pois ela oferece para o cidadão várias possibilidades de crescimento”, disse o secretário, convidando os alhandrenses, de todas as idades, a prestigiar o lançamento do projeto.

Secom Alhandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar